top of page
Search
selasticitroi

Download M GBA - Como baixar e usar o emulador de Game Boy Advance M GBA



Como baixar o emulador mGBA para Windows, Mac, Linux e mais




Se você é fã de jogos retrô, já deve ter ouvido falar mGBA, um dos melhores emuladores para jogos de Game Boy Advance. O mGBA é um emulador rápido, preciso e fácil de usar que permite jogar seus jogos GBA favoritos em várias plataformas, incluindo Windows, Mac, Linux, Nintendo 3DS, Switch, Wii e PlayStation Vita. Neste artigo, mostraremos como baixar e instalar o mGBA no dispositivo de sua escolha.




download m gba




Baixando mGBA para Windows




Os usuários do Windows têm duas opções para baixar o mGBA: um arquivo .7z portátil ou um arquivo .exe do instalador. Ambas as opções estão disponíveis em versões de 32 bits e 64 bits. Você pode baixá-los no site oficial ou nos links abaixo:














Escolhendo a versão correta do mGBA para Windows




O arquivo .7z portátil é um arquivo compactado que contém o executável e todos os arquivos necessários para executar o mGBA. Você pode extraí-lo em qualquer lugar do seu computador e executá-lo sem instalar nada. Isso é útil se você deseja manter as configurações e salvamentos do emulador em um só lugar ou se deseja usar o mGBA em vários computadores sem instalá-lo todas as vezes.


O arquivo .exe do instalador é um programa que o guiará pelo processo de instalação do mGBA. Ele criará um atalho na área de trabalho e adicionará uma entrada ao menu Iniciar. Ele também associará arquivos .gba com mGBA, para que você possa abri-los diretamente clicando duas vezes neles. Isso é útil se você deseja integrar o mGBA ao seu sistema e ter fácil acesso a ele.


As versões de 32 bits e 64 bits referem-se à arquitetura do seu processador. A maioria dos computadores modernos possui um processador de 64 bits, que pode executar programas de 32 e 64 bits. No entanto, alguns computadores mais antigos têm um processador de 32 bits, que só pode executar programas de 32 bits.Para descobrir qual versão você precisa, você pode verificar as informações do sistema ou usar esta ferramenta online. De um modo geral, a versão de 64 bits é recomendada se o seu processador for compatível, pois pode oferecer melhor desempenho e compatibilidade.


Instalando mGBA no Windows




Se você baixou o arquivo portátil .7z, precisará de um programa como para extrair o arquivo. Depois de extraí-lo, você pode executar o mGBA.exe para iniciar o emulador. Você também pode criar um atalho para ele em sua área de trabalho ou em qualquer outro lugar por conveniência.


Se você baixou o arquivo .exe do instalador, basta executá-lo e seguir as instruções na tela. Você pode escolher onde instalar o mGBA e se deseja criar um atalho na área de trabalho ou não. Quando a instalação estiver concluída, você pode executar o mGBA no menu Iniciar ou no atalho da área de trabalho.


Baixando mGBA para Mac




Os usuários de Mac podem baixar o mGBA como um arquivo .dmg, que é uma imagem de disco que contém o pacote de aplicativos. Você pode baixá-lo no site oficial ou no link abaixo:





Escolhendo a versão certa do mGBA para Mac




O arquivo .dmg é compatível com macOS 10.10 (Yosemite) ou posterior. Se você tiver uma versão mais antiga do macOS, pode ser necessário usar uma versão mais antiga do mGBA ou tentar outro emulador. Você pode verificar sua versão do macOS clicando no logotipo da Apple no canto superior esquerdo e selecionando Sobre este Mac.


Instalando mGBA no Mac




Para instalar o mGBA no Mac, você precisa abrir o arquivo .dmg e arrastar o ícone do mGBA para a pasta Aplicativos. Isso copiará o pacote de aplicativos para o seu sistema. Você pode executar o mGBA na pasta Aplicativos ou criar um atalho para ele no dock ou na área de trabalho.


Baixando mGBA para Linux




Os usuários do Linux têm várias opções para baixar o mGBA, dependendo de sua distribuição e preferência. Você pode baixar um arquivo .tar.xz, um pacote .deb, um pacote .rpm, um pacote Flatpak ou um pacote Snap.Você também pode usar seu gerenciador de pacotes para instalar o mGBA do repositório de sua distribuição, se disponível. Você pode baixar essas opções no site oficial ou nos links abaixo:

















Escolhendo a versão certa do mGBA para Linux




O arquivo .tar.xz é um arquivo compactado que contém o executável e todos os arquivos necessários para executar o mGBA. Você pode extraí-lo em qualquer lugar do seu computador e executá-lo sem instalar nada. Isso é útil se você deseja manter as configurações e salvamentos do emulador em um só lugar ou se deseja usar o mGBA em vários computadores sem instalá-lo todas as vezes.


O pacote .deb é um pacote de software que pode ser instalado em distribuições baseadas em Debian, como Ubuntu, Mint, Pop!_OS, etc. Você pode instalá-lo usando seu gerenciador gráfico de pacotes ou usando a linha de comando com dpkg ou apt.


O pacote .rpm é um pacote de software que pode ser instalado em distribuições baseadas em Red Hat, como Fedora, CentOS, openSUSE, etc. Você pode instalá-lo usando seu gerenciador gráfico de pacotes ou usando a linha de comando com rpm ou yum.


O pacote Flatpak é um pacote de software que pode ser instalado em qualquer distribuição Linux que suporte Flatpak, que é uma plataforma de aplicativo universal. Você pode instalá-lo usando seu gerenciador gráfico de pacotes ou usando a linha de comando com flatpak.


O pacote Snap é um pacote de software que pode ser instalado em qualquer distribuição Linux que suporte Snap, que é outra plataforma de aplicativo universal. Você pode instalá-lo usando seu gerenciador gráfico de pacotes ou usando a linha de comando com snap.


Instalando mGBA no Linux




Se você baixou o arquivo .tar.xz, precisará de um programa como para extrair o arquivo. Depois de extraí-lo, você pode executar ./mGBA em um terminal para iniciar o emulador. Você também pode criar um atalho para ele em sua área de trabalho ou em qualquer outro lugar por conveniência.


Se você baixou o pacote .deb, pode instalá-lo clicando duas vezes nele e seguindo as instruções na tela. Alternativamente, você pode abrir um terminal e digitar sudo dpkg -i .deb ou sudo apt install ./.deb, onde é o nome do arquivo baixado. Isso instalará o mGBA em seu sistema e criará um atalho no menu de aplicativos. Você pode executar o mGBA a partir daí ou criar um atalho para ele no dock ou na área de trabalho.


Se você baixou o pacote .rpm, pode instalá-lo clicando duas vezes nele e seguindo as instruções na tela. Alternativamente, você pode abrir um terminal e digitar sudo rpm -i .rpm ou sudo yum install ./.rpm, onde é o nome do arquivo baixado. Isso instalará o mGBA em seu sistema e criará um atalho no menu de aplicativos. Você pode executar o mGBA a partir daí ou criar um atalho para ele no dock ou na área de trabalho.


Se você baixou o pacote Flatpak, pode instalá-lo clicando duas vezes nele e seguindo as instruções na tela. Como alternativa, você pode abrir um terminal e inserir flatpak install .flatpak, onde é o nome do arquivo baixado. Isso instalará o mGBA em seu sistema e criará um atalho no menu de aplicativos. Você pode executar o mGBA a partir daí ou criar um atalho para ele no dock ou na área de trabalho.


Se você baixou o pacote Snap, pode instalá-lo clicando duas vezes nele e seguindo as instruções na tela. Como alternativa, você pode abrir um terminal e inserir snap install .snap, onde é o nome do arquivo baixado. Isso instalará o mGBA em seu sistema e criará um atalho no menu de aplicativos. Você pode executar o mGBA a partir daí ou criar um atalho para ele no dock ou na área de trabalho.


Baixando o mGBA para outras plataformas




mGBA também está disponível para algumas outras plataformas, como Nintendo 3DS, Switch, Wii e PlayStation Vita. Essas plataformas requerem algumas etapas e ferramentas adicionais para executar o mGBA, pois não são oficialmente suportadas pelo emulador.Você também pode baixar o código-fonte do mGBA e compilá-lo você mesmo, ou usar as compilações de desenvolvimento do mGBA e medusa, que são versões experimentais do emulador com novos recursos e correções de bugs.


Nintendo 3DS, Switch, Wii e PlayStation Vita




Para executar o mGBA nessas plataformas, você precisará ter um dispositivo habilitado para homebrew, o que significa que você modificou o firmware do seu dispositivo para permitir a execução de software não oficial. Esse processo varia dependendo do seu dispositivo e modelo e pode envolver alguns riscos de bloquear seu dispositivo ou anular sua garantia. Portanto, não recomendamos fazer isso, a menos que você saiba o que está fazendo e esteja disposto a assumir total responsabilidade por quaisquer consequências. Você pode encontrar mais informações sobre a fabricação caseira de seu dispositivo em sites como .


Requisitos e limitações do mGBA em plataformas homebrew




Depois de ter um dispositivo habilitado para homebrew, você precisará baixar a versão apropriada do mGBA para sua plataforma no site oficial ou nos links abaixo:

















Você também precisará ter alguns jogos GBA no formato .gba para jogar com mGBA. Você pode descartá-los de seus próprios cartuchos usando um dispositivo como , ou baixá-los de fontes online (o que pode ser ilegal dependendo das leis do seu país).


Lembre-se de que a execução do mGBA nessas plataformas pode ter algumas limitações em termos de desempenho, compatibilidade, recursos e estabilidade. Por exemplo, alguns jogos podem ser executados mais lentamente do que o normal, alguns podem ter falhas gráficas ou problemas de som, alguns podem não funcionar e alguns recursos como salvar estados ou truques podem não estar disponíveis ou funcionais. Essas limitações se devem às diferenças de hardware e software entre essas plataformas e o hardware GBA original.


Como instalar e executar o mGBA em plataformas homebrew




O processo de instalação e execução do mGBA varia de acordo com sua plataforma e método homebrew. Aqui estão algumas etapas gerais que podem ser aplicadas à maioria dos casos:


  • Copie o arquivo baixado do mGBA para o cartão SD do seu dispositivo ou memória interna usando um cabo USB ou um leitor de cartão.



  • Copie seus jogos GBA para o cartão SD do seu dispositivo ou memória interna usando um cabo USB ou um leitor de cartão. Você pode criar uma pasta chamada mGBA ou GBA para organizar seus jogos.



  • Inicie o iniciador ou menu do homebrew em seu dispositivo e selecione mGBA na lista de aplicativos. Se você não vir mGBA, pode ser necessário atualizar ou escanear seu cartão SD ou memória interna para novos aplicativos.



  • Assim que o mGBA estiver em execução, você pode usar o menu para carregar seus jogos GBA e começar a jogar. Você também pode ajustar as configurações, como opções de vídeo, áudio, entrada e emulação, de acordo com suas preferências.



Código-fonte e compilações de desenvolvimento




Se você estiver interessado no desenvolvimento do mGBA, ou se quiser experimentar os últimos recursos e correções de bugs antes de serem lançados oficialmente, você pode baixar o código-fonte ou as compilações de desenvolvimento do mGBA e medusa. Medusa é um fork do mGBA que visa oferecer suporte a mais plataformas, como Game Boy, Game Boy Color e Nintendo DS.


Como obter o código-fonte do mGBA




O código-fonte do mGBA está hospedado no GitHub, onde você pode visualizar, baixar, clonar, bifurcar ou contribuir com ele. Você também pode relatar problemas, solicitar recursos ou enviar solicitações pull lá. Para baixar o código-fonte, você pode usar o botão no GitHub ou use a ferramenta de linha de comando git com o seguinte comando:


git clone


Para compilar o código-fonte, você precisará de algumas ferramentas e bibliotecas, como CMake, Qt5, SDL2, zlib, libpng, libzip, etc. Os requisitos e instruções exatos variam de acordo com sua plataforma e configuração. Você pode encontrar mais informações sobre como criar mGBA a partir do código-fonte no .


Como usar as compilações de desenvolvimento de mGBA e medusa




As compilações de desenvolvimento de mGBA e medusa são binários pré-compilados que são atualizados regularmente com as últimas alterações do código-fonte. Eles estão disponíveis para Windows, Mac, Linux, 3DS, Switch, Wii e Vita. Você pode baixá-los no site oficial ou nos links abaixo:








Para usar as compilações de desenvolvimento, você só precisa extraí-las e executá-las como faria com as versões estáveis. No entanto, lembre-se de que essas compilações são experimentais e podem ter bugs, travamentos ou problemas de compatibilidade que não estão presentes nas versões estáveis. Portanto, não recomendamos usá-los para jogos regulares ou substituir sua versão estável por eles. Você deve sempre fazer backup de seus salvamentos e configurações antes de usá-los.


Conclusão e perguntas frequentes




O mGBA é um ótimo emulador para jogos Game Boy Advance que suporta uma ampla variedade de plataformas e recursos. É rápido, preciso, fácil de usar e constantemente atualizado por seu desenvolvedor e comunidade. Neste artigo, mostramos como baixar e instalar o mGBA em várias plataformas, como Windows, Mac, Linux e outras plataformas homebrew. Também explicamos como obter o código-fonte e as compilações de desenvolvimento do mGBA e do medusa, se você estiver interessado no desenvolvimento do emulador. Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aproveitar seus jogos GBA com mGBA.


Aqui estão algumas perguntas frequentes que podem ser úteis:


  • P: Como carrego e jogo jogos GBA com mGBA?



  • R: Para carregar e jogar jogos GBA com mGBA, você precisa ter os arquivos do jogo no formato .gba em seu dispositivo. Você pode descartá-los de seus próprios cartuchos ou baixá-los de fontes online. Em seguida, você pode usar o menu Arquivo ou o botão Carregar ROM para navegar e selecionar o arquivo do jogo. O jogo iniciará automaticamente e você poderá usar o teclado, o mouse ou o controle para jogar.



  • P: Como faço para salvar e carregar meu progresso de jogo com mGBA?



  • R: Para salvar e carregar o progresso do jogo com o mGBA, você tem duas opções: salvar no jogo e salvar estados. Os salvamentos no jogo são iguais aos salvamentos em um GBA real, onde você usa o próprio recurso de salvamento do jogo (geralmente em um menu ou ponto de verificação). Esses salvamentos são armazenados em arquivos .sav na mesma pasta dos arquivos do jogo. Salvar estados são instantâneos do estado do emulador em qualquer ponto, que você pode criar e carregar usando o menu do emulador ou atalhos de teclado. Esses salvamentos são armazenados em arquivos .ss# na mesma pasta dos arquivos do jogo.



  • P: Como personalizo as configurações e opções do mGBA?



  • R: Para personalizar as configurações e opções do mGBA, você pode usar o menu Configurações ou o menu Ferramentas para acessar várias categorias, como vídeo, áudio, entrada, emulação, bios, aprimoramentos etc.



  • P: Como faço para usar cheats com mGBA?



  • R: Para usar cheats com mGBA, você precisa ter códigos de cheat para o seu jogo no formato .cht. Você pode criá-los você mesmo ou baixá-los de fontes online. Então, você pode usar o menu Ferramentas ou o botão Cheats para abrir o gerenciador de cheats. Lá, você pode adicionar, editar, habilitar, desabilitar ou deletar cheats para o seu jogo. Você também pode importar ou exportar arquivos de truques de ou para o seu dispositivo.



  • P: Como faço para atualizar o mGBA para a versão mais recente?



  • R: Para atualizar o mGBA para a versão mais recente, você precisa baixar a nova versão do site oficial ou deste artigo e substituir a versão antiga por ela. Você também pode usar o menu Ajuda ou o botão Verificar atualizações para verificar se há uma nova versão disponível e baixá-la automaticamente. No entanto, esse recurso pode não funcionar em algumas plataformas ou versões.



0517a86e26


0 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page